Saiba tudo o que o óleo de hortelã pode fazer pela sua saúde

Muitas pessoas adoram o cheiro de hortelã. Ele é famoso por trazer um aroma agradável aonde quer que esteja, e por isso pessoas adoram hortelã no sorvete, no chá, no drink e até nas pastas de dente, que deixam um hálito gostosinho na boca.

Mas você sabia que a hortelã pode ir além e te fazer mais bem do que você imagina? Muitas pessoas subestimam o poder de algumas plantas e o quanto elas podem nos ajudar se forem trabalhadas da maneira correta. Isso mostra o quanto ainda temos que aprender sobre a capacidade de tratamentos naturais.

Primeiro que temos que lembrar que a hortelã por si só já traz diversos benefícios para a nossa saúde. Se você ingere com certa frequência, você vai notar uma melhora na digestão. Além disso, ele tem propriedades que vão fazer seu intestino irritado se acalmar, vai melhorar a saúde da boca e fazer algumas dores diminuírem.

Podemos ficar aqui por muito tempo falando de todas as propriedades positivas que essa planta tem, e ainda assim não falaríamos tudo. Então vamos nos direcionar mais para o lado do que podemos fazer com a hortelã, que é produzir um óleo.

O óleo de hortelã é bem famoso para as pessoas que adoram esse mundo mais naturalista, e quem já teve contato com ele sabe que, basicamente, o óleo potencializa todas as coisas boas que a planta já tem.

Dessa forma, é possível fazer com que ela seja aplicada diretamente onde é necessário, aumentando mais ainda os seus benefícios.

E hoje vamos falar melhor sobre esse assunto, e explicar um pouco mais sobre o óleo de hortelã;

O que é o óleo de hortelã?

O óleo de hortelã é uma substância retirada da própria hortelã, especificamente da chamada hortelã pimenta. Para quem não sabe, ela é uma espécie proveniente de um cruzamento entre a Mentha Spicata e a Mentha Aquatica, nome científico de duas outras espécies .

A muito tempo ela é utilizada de forma médica por pessoas, mas só agora tivemos a capacidade científica de poder potencializar isso, usando a tecnologia de hoje em dia para poder fazer com que ela seja mais eficaz.

E agora transformar ela em um óleo também ficou extremamente mais fácil, o que como vamos ver a seguir, é muito bom para a saúde. 

O que o óleo de hortelã pode fazer?

Existe uma longa lista de propriedades que o óleo traz, e até que a hortelã em si não traz sozinha, por conta de sua forma. Um bom exemplo disso é o benefício para a respiração.

Como já dissemos antes, a hortelã tem um ótimo cheiro, mas em sua versão em óleo, ele pode ir ainda adiante e fazer parte da aromaterapia. Ele pode ser inalado, e isso vai ajudar a desobstruir as vias aéreas.

Ela também tem o poder de limpar as vias, fazendo com que qualquer muco e forma de congestão melhore, e a pessoa possa voltar a respirar melhor. Isso faz com que o óleo seja extremamente útil para quem pegou uma gripe ou um resfriado, ou sofre de sinusite, bronquite, asma e outros derivados. 

Rico em propriedades analgésicas, o óleo de hortelã pode ajudar você com aquelas dores chatas nas articulações, além também de dores nos músculos. Ele é basicamente um relaxante muscular natural, e ainda vai dar um ar de refresco para o local.

Você pode usar o óleo também para combater a dor de cabeça tensional. Para fazer isso é só usá-lo como óleo de massagem, passando pelos lugares da dor, e aos poucos a sensação de relaxamento vai aparecer. 

Ela pode ainda fazer bem também para o seu estômago. É bem comum as pessoas usarem algumas gotas de óleo nos líquidos que vão beber, seja na água ou mesmo no chá. Isso ajuda com que o processo festivo do corpo seja mais simples.

Isso porque o óleo tem um composto conhecido como carminativo, que vai impedir que você fique com gases. Esses gases podem gerar muita dor, e algumas pessoas chegam a achar que estão infartando quando sentem elas muito fortes.

Além disso, como o óleo vai fazer seu intestino funcionar em dia, ele vai fazer com que toda a máquina do seu estômago funcione melhor, o que vai abrir o seu apetite, vai fazer com que você desista.

Isso sem contar com os problemas de náuseas, enjoos e dores no estômago que também devem parar com o uso contínuo do óleo, sem contar no poder de ajudar no tratamento da síndrome do intestino irritável.

Esse mal pode causar espasmos no cólon, e deixar os músculos intestinais inchados, e com o óleo até isso pode melhorar também, mostrando o poder que esse óleo tem, e por isso ele é extremamente recomendado para quem quer ter uma vida mais saudável.

Deixe um comentário