Conheça as frutas que podem ajudar em tratamentos de saúde

Conheça as frutas que podem ajudar em tratamentos de saúde. As frutas são excelentes fontes de fibras e vitaminas que são boas para o corpo e a saúde. E eles são naturalmente pobres em sal, gordura e açúcar adicionado.

Embora todas as frutas sejam saudáveis, algumas têm fortes evidências científicas de suas frutas que auxiliam no tratamento de doenças. 

Exemplos variam de limões, mirtilos e maçãs a laranjas, framboesas, romãs e toranjas, abacates…

Você pode obter os benefícios para a saúde atravéz das frutas em várias formas: frescas, congeladas, enlatadas ou liofilizadas. Mesmo o suco contém 100% de frutas que auxiliam no tratamento de doenças.

Estamos aqui para examinar mais de perto se a fruta faz parte de uma dieta saudável. Exploraremos como os açúcares naturais das frutas são diferentes dos açúcares artificiais, quais as frutas que auxiliam no tratamento de doenças, e  como obter o máximo benefício da fruta que você come. 

Toda fruta é saudável? 

Estudos mostram que a fruta tem uma ampla variedade de benefícios para a saúde,  desde a redução do risco de doenças cardíacas e ajuda no controle de peso até a redução do risco de depressão. 

Algumas das coisas que tornam as frutas saudáveis ​​incluem:

  • Baixo teor de sal;
  • Sem gorduras nocivas ou açúcares adicionados;
  • Alto teor de fibras;
  • Prebióticos e nutrientes essenciais que o corpo precisa;

E os especialistas também concordam, Aliás, sob sua definição, todas e qualquer fruta, se qualificam como saudáveis. 

O açúcar da fruta é bom para você? 

O açúcar da fruta não é prejudicial à saúde como os açúcares adicionados. As frutas contêm açúcares naturais que vêm na forma de frutose e/ou glicose. Esses açúcares naturais são diferentes dos açúcares artificiais adicionados aos alimentos processados. 

Os açúcares naturais não fazem com que o açúcar no sangue suba tão rapidamente quanto os açúcares artificiais. E as frutas contêm fibras, que retardam a digestão e também ajudam o corpo a processar o açúcar de maneira saudável. 

O que torna certas frutas ‘mais saudáveis’ do que outras? 

Embora todas as frutas sejam saudáveis, algumas podem ter mais benefícios para a saúde do que outras. Mas, dependendo de seus objetivos específicos de saúde, há muitas maneiras de ver o que torna uma fruta “saudável”. 

Aqui estão algumas maneiras de definir as frutas mais saudáveis:

Densidade de nutrientes: refere-se a quantos nutrientes (especialmente vitaminas e minerais) uma fruta contém. As frutas cítricas, por exemplo, são especialmente ricas em vitamina C.

Índice glicêmico: é a forma de medir a velocidade que o alimento aumenta o açúcar no sangue. Isso é mais relevante para pessoas com diabetes ou pessoas com maior risco de diabetes que desejam consumir frutas com baixo índice glicêmico.

Calorias: Embora as frutas sejam geralmente um alimento de baixa caloria, algumas têm mais calorias do que outras. Isso pode ser útil para pessoas que estão tentando perder ou ganhar peso. 

Nutrientes específicos: os pesquisadores estão aprendendo cada vez mais sobre os nutrientes únicos de diferentes frutas e como esses nutrientes fornecem benefícios específicos para a saúde. Por exemplo, os mirtilos contêm antocianinas , que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.  

As 7 frutas mais saudáveis ​​e seus benefícios:

Como todas as frutas fornecem uma variedade de benefícios à saúde, pode não haver um vencedor claro na categoria de “melhor fruta”. E algumas das frutas com os benefícios de saúde mais relatados podem ser simplesmente mais estudadas. 

Portanto, se você está procurando frutas que resistiram aos rigores da ciência, aqui estão os sete principais concorrentes:

Mirtilos: Os mirtilos contêm antocianinas, que são os pigmentos especiais que lhes conferem a sua cor rica. Eles também têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Estudos mostram que os mirtilos reduzem a chance de doenças cardíacas, diabetes, obesidade, pressão alta e depressão. Eles também podem ajudar a proteger seu cérebro dos efeitos do envelhecimento. 

Laranjas: Uma laranja fornece a quantidade diária recomendada de vitamina C. Mas isso não é tudo. Frutas cítricas, incluindo laranjas, contêm flavanonas. Estes podem ajudar a melhorar o desempenho cognitivo e manter o coração saudável . 

Cerejas: Como os mirtilos, as cerejas contêm antocianinas . Estudos mostram que seus poderes antioxidantes trazem benefícios à saúde, incluindo um menor risco de depressão. 

Romãs: Suas minúsculas sementes dão um grande soco. Estudos mostram que as romãs reduzem o risco de diabetes e pressão alta, entre outros benefícios. 

Toranjas: A toranja é uma potência porque é uma fruta com baixo índice glicêmico e poucas calorias. E está repleto de furanocumarinas , um composto que combate o câncer e promove a saúde dos ossos.  

Embora essas frutas tenham benefícios comprovados para a saúde, as melhores frutas para você podem ser baseadas em suas metas de saúde individuais.

Propriedades terapêuticas de frutas como a maçã, o abacate e o limão:

Abacate: Os abacates são uma fonte de nutrientes essenciais, incluindo gorduras e fibras saudáveis . Eles também contêm compostos anti-inflamatórios e antioxidantes e podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas. Nutritivos, versáteis e deliciosos, os abacates se tornaram um item básico da cozinha em muitos lares ao redor do mundo. O abacate diminui os níveis de colesterol, estimula o fluxo menstrual e aumenta o libido sexual. Alguns dos óleos do abacate (os químicos chamam esses óleos de “frações insaponificáveis”) são usados ​​para tratar a osteoartrite. As folhas, sementes, e casca são usadas para quem está com problema de disenteria e diarréia.

Maçãs: Acontece que uma maçã por dia realmente pode ajudar a manter o médico longe. As maçãs são outra “superfruta” com amplos efeitos para a saúde. Isso inclui um efeito protetor contra o câncer, doença de Alzheimer e asma. Em laboratório, descobriu-se que as maçãs têm atividade antioxidante muito forte, inibem a proliferação de células cancerígenas, diminuem a oxidação lipídica e diminuem o colesterol. As maçãs contêm uma variedade de fitoquímicos, incluindo quercetina, catequina, floridzina e ácido clorogênico, todos os quais são fortes antioxidantes.

Limões: Em um estudo de 2014 que analisou as frutas mais densas em nutrientes, os limões ficaram no topo com 17 nutrientes. Então você pode se sentir bem com um pouco de limão ou raspas de limão em sua comida:

Os principais benefícios do limão são: Aumenta o sistema imunológico, essas duas frutas cítricas são embaladas com vitamina C, um poderoso reforço imunológico; Ajuda a Prevenir a Asma; Aumentar a Absorção de Ferro, Ajuda a Combater o Câncer; Melhor Tez; Reduz o risco de AVC e reduz a pressão arterial; Auxilia o Sistema Nervoso; Altamente alcalinizante.

Como o valor nutricional muda entre as formas de fruta?

Muitas pessoas pensam que o fresco é melhor. Mas há muitas maneiras de obter os benefícios para a saúde das frutas: 

  • A fruta congelada tem todos os mesmos benefícios que a fruta fresca. Em alguns casos, pode até preservar melhor os nutrientes do que frutas frescas. 
  • Frutas enlatadas e conservadas também têm o mesmo valor nutricional. Então, você deve evitar as frutas secas com adição de açúcar.
  • A fruta liofilizada perde alguns dos nutrientes solúveis em água. Mas mantém cerca de 90% dos nutrientes . 
  • A fruta seca (desidratada) também mantém a maior parte dos nutrientes. Mas cuidado com os açúcares adicionados, especialmente em frutas como cranberries, mangas e abacaxis.
  • Suco de frutas: a maior parte da fibra é perdida no suco, então você perderá esses benefícios digestivos. Mas, se você ficar com 100% de suco de fruta , ainda obterá uma boa quantidade de nutrição.

Deixe um comentário